Professor da Poli-USP é reconduzido como Coordenador do Comitê de Inovação da ANE

José Roberto Castilho Piqueira irá liderar comissão com gestão até 2026

O professor e ex-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, José Roberto Castilho Piqueira, foi reconduzido ao cargo de coordenador do Comitê Permanente de Inovação da Academia Nacional de Engenharia (ANE). O docente destaca as contribuições das escolas de engenharia da USP para o Brasil. “Nelas encontram-se acadêmicos e profissionais de destaque em todas as áreas tecnológicas. Assim, ter assento na coordenação de um Comitê da ANE permite incentivar a disseminação do trabalho inovador realizado na nossa universidade, colocando-o à disposição do desenvolvimento nacional”.

O acadêmico destaca, também, que esta interação viabiliza o fluxo de ideias e debates entre a USP e os representantes de outras universidades de alto nível existentes no País, “assim como nos coloca próximos ao setor produtivo, sempre ávido por progresso”.

A entidade reúne alguns dos(as) principais engenheiros(as) do País, reconhecendo que a soberania, o bem estar e segurança da população, se apoiam em uma engenharia competente, inovadora, ética e preocupada com a satisfação das necessidades de todos os estratos da sociedade – à luz da sustentabilidade da civilização e segundo perspectivas globais e de longo prazo”, detalha.

O docente, que também atua como Diretor de Operações da Fundação para o Desenvolvimento da Engenharia (FDTE), explica que, como órgãos internos especializados, a ANE possui os comitês: editorial, ensino, energia, saneamento, logística e inovação. “Nos últimos quatro anos, o Comitê de inovação, coordenado por mim e pelo professor Laurindo Leal (Engenharia de Minas-Poli), promoveu intensos debates sobre a retomada da industrialização no País, com a presença de autoridades técnicas e políticas, que propuseram soluções e idéias que podem, se implementadas, criar condições para um novo impulso no setor produtivo”.

Os resultados das discussões e palestras encontram-se no livro “Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, com capítulos escritos por eminentes profissionais de todo o Brasil. “Além disso, o comitê teve intensa atuação na elaboração de documento sobre a indústria brasileira, encaminhado aos órgãos ministeriais e secretarias governamentais”.

José Roberto Castilho Piqueira. Marcos Santos/USP Imagens