José Roberto Castilho Piqueira irá liderar comissão com gestão até 2026
O professor e ex-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, José Roberto Castilho Piqueira, foi reconduzido ao cargo de coordenador do Comitê Permanente de Inovação da Academia Nacional de Engenharia (ANE). O docente destaca as contribuições das escolas de engenharia da USP para o Brasil. “Nelas encontram-se acadêmicos e profissionais de destaque em todas as áreas tecnológicas. Assim, ter assento na coordenação de um Comitê da ANE permite incentivar a disseminação do trabalho inovador realizado na nossa universidade, colocando-o à disposição do desenvolvimento nacional”.
O acadêmico destaca, também, que esta interação viabiliza o fluxo de ideias e debates entre a USP e os representantes de outras universidades de alto nível existentes no País, “assim como nos coloca próximos ao setor produtivo, sempre ávido por progresso”.
“A entidade reúne alguns dos(as) principais engenheiros(as) do País, reconhecendo que a soberania, o bem estar e segurança da população, se apoiam em uma engenharia competente, inovadora, ética e preocupada com a satisfação das necessidades de todos os estratos da sociedade – à luz da sustentabilidade da civilização e segundo perspectivas globais e de longo prazo”, detalha.
O docente, que também atua como Diretor de Operações da Fundação para o Desenvolvimento da Engenharia (FDTE), explica que, como órgãos internos especializados, a ANE possui os comitês: editorial, ensino, energia, saneamento, logística e inovação. “Nos últimos quatro anos, o Comitê de inovação, coordenado por mim e pelo professor Laurindo Leal (Engenharia de Minas-Poli), promoveu intensos debates sobre a retomada da industrialização no País, com a presença de autoridades técnicas e políticas, que propuseram soluções e idéias que podem, se implementadas, criar condições para um novo impulso no setor produtivo”.
Os resultados das discussões e palestras encontram-se no livro “Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, com capítulos escritos por eminentes profissionais de todo o Brasil. “Além disso, o comitê teve intensa atuação na elaboração de documento sobre a indústria brasileira, encaminhado aos órgãos ministeriais e secretarias governamentais”.
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP