Professora da Poli-USP, Marly Monteiro de Carvalho, é empossada como membro titular da Academia Nacional de Engenharia

Em Sessão Solene realizada no dia 17 de abril, na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) empossou seus novos Membros Titulares, entre eles a professora da Escola Politécnica (Poli) da USP, Marly Monteiro de Carvalho. Marly Monteiro de Carvalho é referência internacional em sua área de pesquisa, figurando nos rankings internacionais publicados recentemente, como Research.com e Updated science-wide author databases, que destacam os pesquisadores que estão entre os 2% melhores em seu subcampo de pesquisa.

Sua indicação para a titularidade na Academia foi ratificada em março. Entenda o processo nesta nota. A professora destaca a importância de dar visibilidade às contribuições das mulheres na Engenharia. A docente já formou mais de 36 pesquisadores (mestres e doutores), publicou 14 livros e mais de 219 artigos em periódicos acadêmicos. A docente é professora titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde é chefe do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) e coordena o Laboratório LGP/USP e o Curso de Especialização em Gestão de Projetos, o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia de Produto do CNPq e um laboratório dedicado à sustentabilidade e economia circular.

Atualmente, a ANE conta com 200 membros titulares distribuídos por todas as regiões do País e cerca de 10 membros correspondentes, que moram ou nasceram no exterior. São doutores, pesquisadores, personalidades com reconhecido desempenho profissional e influência nas áreas de ensino, pesquisa, projetos, construção, atividades industriais e de serviços, entre outras. Apenas 6% dos membros são mulheres.

Durante a cerimônia, foi realizada a tomada de Compromisso pelos novos Acadêmicos, com a posterior imposição do Colar Acadêmico, assinatura do Termo de Posse e a entrega do Diploma.