FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Projeto de Estudantes da USP e da Comunidade São Remo busca reduzir lixo e gerar recursos

A partir do diálogo com membros da comunidade que fica ao lado do campus da USP de São Paulo, a organização estudantil voltada para iniciativas sociais, Enactus USP, desenvolveu o projeto “Do Lixo ao luxo”

 

A Enactus USP, organização estudantil da Universidade de São Paulo focada em iniciativas que promovam mudanças sociais, iniciou um projeto socioambiental com a Comunidade vizinha à USP, a São Remo. O ‘’Lixo ao Luxo’’ pretende reduzir o lixo acumulado no bairro, e amenizar a falta de acesso ao gás de cozinha por meio da construção de um biodigestor, que converterá resíduos orgânicos em biogás. O projeto conta com a contribuição da Associação de Moradores da São Remo e de especialistas da Universidade. 

A iniciativa criou a possibilidade dos moradores trocarem materiais recicláveis coletados por itens da cesta básica, beneficiando as famílias participantes. ‘’São nesses momentos que eu, como estudante da Poli e membro Enactus, me sinto mais cidadão e um agente de transformação de um mundo comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030″, conta Heberton Gomes Silva, aluno de Engenharia Química da Escola. Como futuro engenheiro, ele acredita  que o projeto mostrou como os conhecimentos aprendidos na graduação podem contribuir diretamente para a sociedade. 

 

Para contribuir com a iniciativa, a professora Rachel Costa, do departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi convidada a ministrar uma capacitação do projeto Lixo ao Luxo aos moradores da Comunidade, no dia 29 de abril. Na palestra, ocorrida nas instalações do Inova USP, a professora deu orientações sobre a separação de recicláveis, de forma que as pessoas possam identificar quais materiais vão para a reciclagem, para o lixo orgânico ou para o descarte especial. O evento foi realizado por alunos de diversos institutos da Universidade, e contou com a participação, principalmente, de crianças da São Remo.

 

A Associação de Moradores da São Remo tem grande contribuição para a execução e melhoria do projeto da Enactus, uma vez em que realiza a mediação entre a comunidade e a USP, identificando os problemas a serem solucionados.  ‘’O maior saldo positivo que eu levo do projeto, e dessa capacitação em específico, é o carinho dos moradores a cada visita à São Remo, o sorriso das crianças, e como elas me ensinaram que a economia circular pode ser aprendida de uma maneira simples e divertida’’, finaliza Heberton.

Fotos de Gabriel Almeida, membro da Enactus e aluno da ECA

Print Friendly, PDF & Email