Por meio de convênio firmado entre a USP e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), iniciativas tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores poderão ser mais amplamente difundidas, como a Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO)
A Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) firmaram, no dia 18 de maio, um convênio de cooperação acadêmica para aproximar o setor mineral das pesquisas e iniciativas tecnológicas desenvolvidas na USP. “O Convênio representa um momento de mudança na mineração brasileira. É uma parceria estratégica entre o Instituto que agrega os principais atores do setor mineral brasileiro e a nossa instituição, que ao longo das décadas tem aportado conhecimento, tecnologia e soluções socioambientais para a mineração nacional”, destacou o coordenador do Núcleo de Pesquisa e professor da Escola Politécnica da USP, Giorgio de Tomi.
Um dos objetivos das duas instituições é unir esforços para ampliarem os recursos tecnológicos, pesquisas e demais estudos voltados a apoiar o combate à comercialização de ouro proveniente do garimpo ilegal no Brasil.
A cerimônia de assinatura foi realizada no salão de atos da Reitoria da USP. A vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e o professor Giorgio de Tomi.
Tomi ressaltou a importante missão da iniciativa, de impulsionar a transformação do setor mineral brasileiro para atender às demandas que a sociedade tem sobre transição energética e controle das mudanças climáticas. “Sim, a mineração faz parte deste cenário e tem um papel muito importante”. Uma das prioridades deste convênio é o apoio à pequena mineração, e neste sentido a solenidade contou com o lançamento de uma nova tecnologia desenvolvida na USP, a Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO). O professor agradeceu o apoio da diretoria da Escola Politécnica no estabelecimento do acordo, da Reitoria da Universidade e do IBRAM. “Contamos com a parceria para que possamos impulsionar a transformação da mineração, especialmente de pequeno porte, no Brasil”.
Leia mais nos links abaixo:
Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro
USP e Ibram lançam plataforma para identificação de ouro ilegal
https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-ibram-lancam-plataforma-e-assinam-acordo-de-cooperacao/
Garimpo ilegal de ouro no Brasil pode ser combatido com tecnologia
Garimpo ilegal de ouro no Brasil pode ser combatido com tecnologia
Fotos: https://www.flickr.com/photos/poliusp/albums/72177720308407939
Contatos para imprensa:
imprensapoli@usp.br
WhatsApp – +55 11 93715-5236 – Amanda Rabelo
comunicacao@ibram.org.br
WhatsApp – 61 98163-0666 – Sergio Cross
WhatsApp – 61 99240-7988 – Raquel Cotta
Localização
Acesso Rápido
Formando Engenheiros e Líderes
© 2024 Escola Politécnica da USP