Cidade Universitária terá a primeira estação de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo

11 de agosto de 2023

A Cidade Universitária abrigará a primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol do mundo. A planta-piloto ocupará uma área de 425 metros quadrados e terá capacidade de produzir 4,5 quilos de hidrogênio por hora, quantidade suficiente para abastecer até três ônibus e um veículo leve. A previsão é de que a estação experimental esteja operando no segundo semestre de 2024.

“Há anos a USP tem feito um esforço muito grande para que a inovação fizesse parte de sua agenda e estivesse presente em todos os seus ambientes. O momento atual é muito propício e é cada vez mais clara a importância da interação entre o governo, as empresas, as universidades, os empreendedores e as agências de financiamento de capital de risco, para gerar conhecimento e inovação, transformando o Brasil em um País mais inclusivo, mais desenvolvido do ponto de vista econômico, social e ambiental”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na cerimônia que marcou o lançamento da planta-piloto da estação, realizada nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, no auditório do prédio da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli).

A iniciativa surge como uma solução de baixo carbono para o transporte pesado, incluindo caminhões e ônibus. Os veículos deixarão de utilizar diesel e os tradicionais motores a combustão interna para começar a usar hidrogênio produzido a partir do etanol e motores equipados com células a combustível (fuell cell).

O hidrogênio produzido na estação vai abastecer os ônibus cedidos pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que circularão exclusivamente dentro da Cidade Universitária, e também um veículo Mirai, cedido pela Toyota Brasil para testar a performance do hidrogênio.

A cerimônia de lançamento da planta da estação de reabastecimento de hidrogênio aconteceu nesta quinta-feira, 10 de agosto, na Escola Politécnica – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens