ThundeRatz sobe ao pódio em competição de robótica

Equipe da Escola Politécnica da USP ganha prêmios na 2ª edição da Robocore Experience

No último mês, a equipe ThundeRatz da Escola Politécnica da USP conquistou a segunda colocação em diversas categorias e outras posições de destaque na 2ª edição da Robocore Experience, a maior competição de robótica da América Latina e uma das maiores do mundo.

No período de 26 a 30 de julho de 2023, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o grupo participou das modalidades: Combate, Sumô, Autônomos, Hockey e Premiação, sendo a primeira categoria a mais antiga que a equipe participa e uma das que possuem mais troféus. Participaram 80 membros e 23 projetos desenvolvidos por eles.

A competição conta com a participação de escolas públicas e privadas, além de equipes independentes, proporcionando um ambiente de troca de conhecimento entre participantes de diversas idades e lugares do Brasil e do mundo. Neste cenário, o grupo coloca seus projetos à prova contra outros robôs. “É cansativo, mas ver o projeto funcionando na competição, como o “Thundervolt”, ganhando um pódio, segundo lugar, faz tudo valer a pena”, relata Pedro Machado, capitão da área da Computação. Ele conta que alguns dos robôs demoram a ser finalizados e são projetos de mais de uma geração de alunos. “Depois de tanto tempo, saber que honramos um trabalho não só seu, mas de pessoas que vieram antes também é muito gratificante”.

Ainda que com muitas conquistas, o grupo de extensão permanece focado em melhorar seus projetos. “Assim que acaba a competição, a primeira coisa que você começa a pensar são todos os erros do projeto e procurar soluções. Fiquei 6 meses trabalhando nele, você cria uma conexão com o robô. No instante que ele perdeu a luta, eu sabia exatamente o que tinha dado problema”, desabafa Giovanni Mendes Lima, capitão da Mecânica.

Assim, a equipe volta-se novamente para a fase de pré-competição, implementando e criando novos projetos em sua oficina, apelidada de “Gaiola”. “Tudo começa no corredor da oficina, com o pessoal dos sumôs testando os robôs e identificando um problema na locomoção pela milésima vez, pra ser interrompido logo em seguida pelos gritos de felicidade do time VSS vendo os 3 robôs seguindo corretamente os comportamentos planejados, para de repente ser interrompido pela comemoração do time Tracer conseguindo concluir a trajetória em tempo recorde ou pelo desespero do time Perse sem entender por que o robô resolve bater no cone, tudo isso enquanto os barulhos estrondosos das armas dos combates ecoam pelos corredores da mecânica”. É assim que Carlos Engler, da equipe de Computação, relata o dia-a-dia trabalhando na ThundeRatz.

Imagens da competição Robocore Experience (Imagem/Arquivo pessoal ThundeRatz)

Nesse ritmo intenso a equipe cresce e se desenvolve, criando laços para além dos projetos. “Eu entrei na equipe pelos robôs, mas continuo pelas pessoas”, afirma Giovanni. Atuando de forma interdisciplinar, com membros de diferentes engenharias, mas não somente, Maria Eduarda de Araujo, capitã da área da Elétrica e vencedora da categoria de melhor piloto da competição, afirma que a ThundeRatz “é pra todo mundo que tem interesse em fazer parte de alguma coisa relacionada à robótica. A maioria das pessoas são da engenharia, mas tem pessoas de outras faculdades da USP e até de fora. A gente é aberto a quem tem interesse, vontade e gosta do que a gente faz”.

Confira as colocações da equipe na Robocore Experience:

2º lugar: Robô Trekking Indoor

2º lugar: Futebol Simulation 2D