FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Funcionário da Poli-USP, Marcosiris Amorim, é eleito membro da Sigma Xi, sociedade de honra a pesquisa que acumula 200 prêmios Nobel

Cientista passa a integrar sociedade científica centenária pela qual já passaram Albert Einstein, Linus Pauling e Barbara Mcclintock

– Por Yasmin Araújo

Foto: Linkedin

O pesquisador Marcosiris A. O. Pessoa, do Laboratório de Sistemas de Automação  do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, foi nomeado como o mais novo Full Member da Sigma Xi, The Scientific Research Society, uma sociedade de honra a pesquisa com mais de 100 mil membros e 200 prêmios Nobel.                                                                      

Nomeado pelos seus pares internacionais, a eleição foi realizada pelo Comitê de Qualificações e Filiação da Sociedade, e reconheceu duas décadas de pesquisas realizadas por Amorim na intersecção da ciência com a engenharia. O título conquistado pelo pesquisador, Full Member, é concedido a cientistas que demonstraram aquisições de grande valor no campo da ciência pura ou aplicada, os membros dessa classificação são plenos ou associados com base nas realizações ou potencial da pesquisa. 

“Ser eleito Full Member  da sociedade demonstra que minhas pesquisas estão sendo reconhecidas internacionalmente e estou caminhando na direção correta, foi uma honra muito grande”, celebra o cientista.   

Comunicado de eleição/arquivo pessoal

Fundada em 1886, na Universidade de Cornell, a Sigma Xi é uma sociedade que se empenha a impulsionar a valorização da pesquisa científica há mais de um século. Para dar seguimento a tal legado, busca contribuir para a integração de diversas áreas de conhecimento e  iniciativas como a produção da revista científica American Scientist, da promoção de campanhas para financiamento de projetos focados em jovens pesquisadores e no patrocínio de uma gama de programas de apoio a ética em pesquisa, do ensino de ciências e engenharia, a compreensão pública da ciência e na cooperação internacional. Ações alinhadas aos ideais da Escola Politécnica.

 

” A Sigma Xi é uma sociedade internacional que reúne pesquisadores relevantes de grande parte do mundo, minha entrada como membro  tem potencial de aumentar a rede de contatos internacionais da Poli, e da USP, e assim contribuir para o aumento da Internacionalização das destas instituições, um dos nossos objetivos”, ressalta o pesquisador.

Conheça a trajetória de Marcosiris A. O. Pessoa:

Marcosiris Amorim de Oliveira Pessoa é natural de São Paulo. Os primeiros passos de sua trajetória acadêmica foram dados na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde se graduou em Engenharia Mecânica em 1995. Sete anos mais tarde, em 2002, se tornou especialista em Automação e Informática Industrial pelo PECE (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). O mestrado em Engenharia Elétrica na área de Engenharia de Computação e Automação Industrial foi conquistado na Universidade de Campinas em 2003. Em 2015, o pesquisador recebeu o título de doutor em Ciências no Programa de Engenharia Mecânica na área de concentração em Engenharia de Controle e Automação Mecânica pela Poli-USP. Em 2018, Marcosiris viajou até a University of New South Wales, em Sydney, na Austrália para fazer pós-doutorado na Escola de Ciência da Computação e Engenharia (CSE).

Desde 2006 é Engenheiro especialista de laboratório da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e também Pesquisador no Laboratório de Sistemas de Automação. De 2017 a 2018 foi Research Associate Visitor na University of New South Wales (UNSW- Sydney- Austrália) na Escola de Ciência da Computação e Engenharia. Conheça mais a respeito de sua trajetória aqui.

Leia mais sobre o Laboratório de Sistemas de Automação.