FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Ecoswim 2023: evento de equipe da Escola Politécnica da USP une natação e conscientização ambiental

Captura de tela 2023-10-20 144925

No dia 12 de novembro de 2023, será realizada a 15ª edição do Ecoswim, evento beneficente organizado pela WetRats, equipe de natação da Atlética da Escola Politécnica (Poli) da USP. O objetivo é organizar uma competição que possa unir pessoas em prol da natação e conscientizar a respeito do meio ambiente, arrecadando recursos para a conservação da Mata Atlântica, em uma parceria com a ONG IPÊ, que promove o projeto de reflorestamento “Nascentes Verdes, Rios Vivos”. 

O evento busca atrair o público para uma competição de natação. Vence a equipe  que nadar a maior metragem durante 55 minutos, ou que possuir o maior número de membros, tendo campeões por horário e geral. Os participantes podem nadar estilo livre e não há número máximo ou mínimo de participantes na equipe, sendo possível inclusive se inscrever individualmente. 

Além disso, no ato da inscrição os participantes têm a opção de adquirir um kit composto por artigos personalizados, que auxiliam na arrecadação e agregam na experiência dos inscritos. O evento é aberto para todos os interessados, de dentro ou fora da USP.

Na última edição, em 2022, o evento reuniu 606 participantes, somando mais de 2 milhões de quilômetros nadados, e arrecadando cerca de R$ 18 mil ao Instituto IPÊ. “É muito legal, temos participantes de 4 e de 80 anos. É muito bacana ver todo mundo junto lá, as pessoas que se inscrevem parecem clientes fiéis, porque vem todos os anos”, brinca Nicollas Thisted, aluno da engenharia ambiental da Poli e um dos diretores gerais do Ecoswim.  

O professor da Poli, Alexandre Kawano, é um dos participantes assíduos. “O EcoSwim é um evento extraordinário que nos enche de orgulho quando nos lembramos que são nossos alunos. A extraordinariedade está na organização impecável, na ideia central da conservação da natureza, e na integração entre pessoas. É certamente grandioso e generoso. A partir da segunda edição, tenho participado de todas. E sempre incentivo meus alunos a participarem. Meus alunos de cursos regulares, que não são nadadores da equipe de natação da Poli. E eles vão!”, conta o professor.

Somada às causas ambientais, o evento busca promover a prática da natação que, para além de um esporte, promove a saúde mental. “Quando você está nadando, é você com você. A maior parte do tempo você está olhando pra baixo e pensando um monte de coisa, é um momento mais introspectivo. Costumo organizar minhas semanas nadando. Acho que ajuda a centrar em você mesmo, acaba liberando muito do estresse”, afirma Arthur Araripe, estudante da Poli e diretor geral do evento. 

O evento será realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – Rua Pedro de Toledo, 1651 – Indianópolis, São Paulo – SP – e está com inscrições abertas, os interessados podem acessar o link

Para outras informações, entrar em contato com o perfil do instagram @ecoswim ou pelo email contato@ecoswim.com.br

Conheça mais sobre o Instituto Ipê

O projeto “Nascentes Verdes, Rios Vivos”, do Instituto de Pesquisas Ecológicas, tem como foco o reflorestamento da mata ciliar de uma das reservas do sistema Cantareira, em São Paulo. O Ecoswim contribui para a arrecadação de dinheiro que é destinado à manutenção de viveiros de mudas das espécies típicas da região. 

Print Friendly, PDF & Email