Cursos da Escola Politécnica da USP se destacam em ranking “Guia da Faculdade 2023”

prédio_do_biênio_-_Poli-USP

Poli-USP teve 11 cursos avaliados e 8 foram avaliados com nota máxima

Por Luíse Silva

A Universidade de São Paulo lidera em quantidade de cursos de graduação reconhecidos como excelentes no Brasil, de acordo com o Guia da Faculdade 2023, pesquisa realizada pelo entre o Estadão em parceria com a startup Quero Educação. Dos 145 cursos da USP avaliados, 116 conquistaram a pontuação máxima, superando o desempenho de 2022, quando 108 cursos foram destacados como excelentes. Para ver a lista completa dos cursos, clique aqui.

A Escola Politécnica (Poli), unidade da USP que oferece 17 cursos de graduação em engenharia,  entrou neste ranking com 11 cursos avaliados e, dentre eles, 8 obtiveram nota máxima. Veja a tabela:

Engenharia Ambiental – 5 Estrelas
Engenharia Civil- 5 Estrelas
Engenharia de Computação- 5 Estrelas
Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Nuclear- 5 Estrelas
Engenharia de Minas- 5 Estrelas
Engenharia de Petróleo- 4 Estrelas
Engenharia de Produção- 5 Estrelas
Engenharia Elétrica (ênfases: automação e controle, energia e automação elétricas, eletrônicas e sistemas computacionais, telecomunicações)- 4 Estrelas
Engenharia Mecânica- 5 Estrelas
Engenharia Mecatrônica- 5 Estrelas
Engenharia Química- 4 Estrelas

Sobre o ranking – O Guia da Faculdade conta com mais de 10,5 mil professores e coordenadores voluntários em seu corpo avaliativo, responsáveis por atribuir notas aos cursos conforme suas áreas de formação. As notas de 2023 têm peso 3, enquanto as de 2022 e 2021 têm pesos 2 e 1, respectivamente.

Sobre a Poli – A Escola Politécnica (Poli) da  USP tem mais de um século de história, formando gerações de engenheiros que têm se destacado não só em suas especialidades profissionais, mas também na vida política do País e na administração de empresas e de órgãos públicos.

Na graduação, são oferecidos 17 cursos,  agrupados em quatro grandes áreas da engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Química. Desses cursos, 15 são semestrais e dois – Engenharia de Computação e Engenharia Química – têm características que os diferenciam dos demais: eles são organizados em períodos quadrimestrais e realizados em cooperação com empresas.

A Escola Politécnica tem se mantido, ao longo dos anos, na liderança acadêmica da engenharia nacional, com sua reputação certificada pelos principais organismos avaliadores independentes, nacionais e internacionais. Para saber mais, conheça o site da Poli-USP: https://www.poli.usp.br/institucional/a-poli

Com informações do Jornal da USP.