FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Wetrats, equipe da natação da Poli-USP, conquista título de campeã geral do maior campeonato de esporte universitário da América Latina

-Por Yasmin Araújo

 A Escola Politécnica foi destaque na 4° temporada do campeonato, quebrando recordes e levando o troféu para casa 

WhatsApp Image 2023-12-22 at 20.13.31
Foto: arquivo pessoal

Pela terceira vez, os atletas da equipe de natação da Escola Politécnica (Poli) da USP conquistaram o título de campeões gerais, nos rankings feminino e masculino, da quarta temporada do Meeting NDU (Novo Desporto Universitário), maior campeonato de esporte universitário da América Latina. A competição aconteceu no último dia 29 de outubro no conjunto aquático Carlos Antonio Biazotto, em São Caetano do Sul, e contou com a participação de 264 alunos, de 21 atléticas. 

Carol Toscani, estudante do primeiro ano de Engenharia Ambiental da Poli-USP, foi uma das nadadoras com desempenho de destaque no NDU: juntamente a equipe, composta por Ana Pisani, Barbara Mendes e Gabrielle Giudice, a atleta quebrou o recorde da prova de revezamento 4x50m Livre feminino e no revezamento 4x50m Medley Feminino. “Foi muito gratificante, porque era a primeira competição importante que eu estava sendo DM (Diretor de Modalidade). Sempre tem aquele nervoso, mas no final foi muito legal ver que todos os treinos que fizemos durante meses valeram a pena e tiveram significado, foi muito gratificante”, celebra Toscani.

Ao todo, foram realizadas 17 provas, das quais a Poli liderou 5, levando medalhas de ouro nas modalidades 4x50m Livre Feminino, 4x50m Livre Misto, 50m Peito Feminino, 100m Medley Feminino e 4x50m Medley Feminino.

 

Pedro Tomé, estudante do segundo ano de Engenharia Elétrica, atribui a vitória à busca constante da equipe por um desempenho cada vez melhor nas competições. “Poli sempre disputa o primeiro lugar. É legal ter a Atlética apoiando e valorizando a  natação, importante mostrar também o lado esportivo da Escola Politécnica”. 

Foto: arquivo pessoal

Antes do pódio

O “lado esportivo” Poli foi decisivo na trajetória esportiva de Carol. Discente em duas diferentes universidades, o acolhimento que recebeu da Atlética logo que ingressou no curso foi o que a influenciou a optar pela Poli. Ela, que nada há 14 anos, encontrou na USP o espaço perfeito para dar impulsão na paixão pelo esporte. 

Antes mesmo de entrar na USP, durante o vestibular, Tomé acompanhava o Wetrats. O incentivo a prática esportiva se tornou uma de suas motivações. “Foi um dos motivos para eu querer fazer Poli, ia de encontro com o que eu imaginava viver na faculdade”. 

Os impactos positivos da prática esportiva em diferentes âmbitos da vida são ressaltados por ambos. 

Nós aprendemos a trabalhar em equipe muito bem.  O esporte sempre tem a parte de frustração,  você tem que correr atrás para conquistar aquilo que você quer, tem que ter determinação, tem bastante impacto nos estudos. Além disso, é um lugar para fazer muitas amizades”, assinala Carol. 

Colocando a saúde em pauta, Pedro evidencia que “o esporte na graduação contribui muito para a saúde física e mental,  a faculdade  pode ser estressante, a natação e o esporte ajuda muito, por mais que seja cansativo, libera endorfinas, é benéfico”.

Politécnico, faça parte

O Wetrats é uma equipe de natação voltada para competição. Os treinos acontecem todas às terças e sábados no Centro de práticas esportivas da USP (CEPEUSP) e é aberto a todos os estudantes da Poli, o único requisito é a habilidade do nado. 

Conheça mais.

Print Friendly, PDF & Email