Programação de recepção aos ingressantes da Poli-USP de 2024 trará ações sociais e de integração

A Escola Politécnica (Poli) da USP está se preparando para receber os ingressantes da turma de 2024 em uma semana repleta de atividades sociais e de integração. De 26 de fevereiro a 1º de março, os ingressantes terão a oportunidade de se integrar à comunidade acadêmica e conhecer todas as oportunidades disponíveis na instituição.

A programação variada dura  toda a semana, e os calouros terão a oportunidade de se conectar com colegas, professores e funcionários, participando de diversas atividades cuidadosamente planejadas para ajudá-los a se integrar à vida universitária e compreender plenamente o que significa fazer parte da comunidade Poli-USP.

Confira abaixo a programação [PDF]:

– Segunda-feira (26/02): A semana começará com uma feira de recepção, seguida das boas-vindas da Diretoria e da aula inaugural. Toda a programação deste primeiro dia de recepção de 870 ingressantes será realizada no Auditório do  Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Cidade Universitária, São Paulo.

Aula inaugural – Todos os anos, os ingressantes têm o primeiro contato com a graduação iniciados com a Aula Inaugural, uma sessão solene em que um convidado de destaque dá uma palestra sobre um tema de interesse dos futuros engenheiros. Os alunos são recepcionados pelas boas-vindas da Diretoria da Escola, e em seguida é realizada a palestra, que neste ano terá como tema “As Engenharias: um olhar transversal no contexto da transição energética”, que será ministrado pela Doutora e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica (Poli) da USP, Solange David.

Feira de recepção – estudantes, professores e funcionários receberão os calouros em uma feira  com estandes informativos. Também neste período da manhã da segunda-feira (26/2) serão realizadas as atividades de trote solidário, que neste ano serão a doação de cabelo e alimentos. A organização pede que cada aluno leve um quilo de alimento não perecível.

Foto oficial da turma – Todos os 870 ingressantes estão convidados a participarem da primeira foto da turma, realizada na escadaria do CDI. A foto é feita às 11h, e a organização avisa a todos no momento da Feira. Participe!

Tarde do primeiro dia – No período da tarde, os calouros e calouras são recepcionados pela Comissão de Graduação e grupos da comunidade politécnica, entre eles a organização dos ex-alunos, a Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), responsável pelo programa de bolsas Poli Retribua, o Fundo Patrimonial Amigos da Poli e, por fim, a tão aguardada palestra sobre intercâmbio, com a Comissão de Relações Internacionais da Poli.

– Terça-feira (27/02): Os calouros participarão de atividades integrativas projetadas para promover a interação entre eles, incluindo uma apresentação interativa das disciplinas do Ciclo Básico e a eleição dos representantes de classe. Rodas de conversa também serão realizadas para facilitar discussões sobre diversos temas relevantes.

– Quarta-feira (28/02): Será dedicada à exploração dos cursos e departamentos da Poli-USP, com visitas aos laboratórios correspondentes. Além disso, os Centros Acadêmicos terão a oportunidade de apresentar suas atividades e engajar os calouros em suas respectivas áreas de interesse.

– Quinta-feira (29/02): O foco estará nas atividades integrativas ligadas aos cursos específicos, com destaque para a apresentação da Atlética e suas atividades esportivas. O dia também incluirá um intervalo para um almoço coletivo com a Atlética no Bandejão, proporcionando uma oportunidade adicional para os calouros se conectarem.

– Sexta-feira (01/03): A semana será encerrada com apresentações do Grêmio, Coletivos e Grupos Culturais, seguidas por uma feira dos Grupos de Extensão, em que os calouros poderão explorar oportunidades para se envolver em projetos fora da sala de aula e fazer parte de iniciativas de impacto social.

A programação completa está no link poli.usp.br/ingressantes2024

A ação social promovida em uma escola pública será realizada no dia 9 de março: