O Fundo Sasakawa de Bolsas para Jovens Líderes (em inglês, SYLFF) é uma instituição japonesa que desenvolve programas em mais de 70 universidades em todo o mundo – a USP, entre elas. A fundação tem por objetivo contribuir com a formação de estudantes de pós-graduação com estudos relacionados à temas internacionais, gerando jovens líderes para a nova sociedade global (detalhes em http://www.sylff.org/). Para tanto, o Fundo Sasakawa disponibiliza anualmente bolsas para estudantes de pós-graduação que estejam em fase de finalização de seus trabalhos.

Requisitos

Poderão se inscrever alunos de pós-graduação regularmente matriculados de todas as unidades da USP, com os créditos dos respectivos cursos já concluídos ou que serão concluídos até julho de 2024. As bolsas são destinadas a alunos que irão finalizar a tese ou a dissertação até julho de 2025.

A área de estudos deverá ter, preferencialmente, uma dimensão internacional e estar relacionada às seguintes grandes áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. O programa fornecerá bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação cujos projetos de pesquisa abordem tópicos relevantes para o melhor entendimento de temas relacionados a mudanças climáticas, desenvolvimento socioeconômico e/ou relações internacionais.

Além disso, o trabalho deve ser compatível com os princípios e com a filosofia do Programa Sylff: maiores detalhes em http://www.sylff.org/.

Documentação para Inscrição (no Sistema Mundus)

• Histórico escolar de pós-graduação atualizado (Ficha do Aluno); – anexar ao campo Ficha do Aluno no Sistema Mundus
  • Projeto da tese ou dissertação, explicitando o estágio atual da pesquisa e destacando cronograma de atividades para o período da bolsa (entre agosto de 2024 e julho de 2025); – anexar ao campo Projeto de Pesquisa no Sistema Mundus
  • Carta assinada pelo orientador, aprovando o projeto de tese ou dissertação; – anexar ao campo Anuência no Sistema Mundus (ver modelo abaixo)
  • Título do projeto e resumo do projeto (abstract), ambos em inglês; – anexar ao campo Plano de Trabalho no Sistema Mundus
  • Texto de, no máximo, 15 linhas, relacionando a tese ou a dissertação aos objetivos do Programa Sylff (ver parágrafo acima); – anexar ao campo Relação da Pesquisa com o Programa no Sistema Mundus
  • Texto de, no máximo, 15 linhas, descrevendo o planejamento da carreira para os cinco anos seguintes à finalização do trabalho; – anexar ao campo Programa de Atividades no Sistema Mundus
  • 2 (duas) cartas de recomendação elaboradas por 2 professores que não sejam o orientador, com o selo ou carimbo da unidade, de acordo com o modelo disponível abaixo – anexar ambas, em um único documento pdf, ao campo Carta/Formulário de Recomendação no Sistema Mundus (ver modelo abaixo)
  • Preenchimento do formulário de inscrição (disponível no final da página) – anexar ao campo Formulário de Inscrição no Sistema Mundus (ver modelo abaixo)

O candidato deverá carregar todos os documentos exigidos na área pública do Sistema Mundus, através do Edital 1906, lançado especificamente para esse fim:

Sobre as bolsas

As bolsas de estudos terão duração de, no máximo, um ano (de agosto a julho).

Os valores mensais serão de:

R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos) para alunos de mestrado;
R$ 4.600,00 (quatro mil e seiscentos) para alunos de doutorado.

É exigida dedicação exclusiva. Não será permitido o acúmulo de bolsas.

Para os estudantes contemplados, o programa também oferece a oportunidade de parte da pesquisa ser desenvolvida no exterior, com auxílio financeiro adicional.

Comprometimento do bolsista

O bolsista deverá entregar relatórios trimestrais relatando o andamento do trabalho. Tais relatórios deverão ser assinados pelo respectivo orientador. Os relatórios serão apresentados nas reuniões trimestrais, de presença obrigatória, nas quais será avaliada a continuidade ou a interrupção da bolsa. O bolsista deverá doar um exemplar da tese ou dissertação ao Fundo Sasakawa após a conclusão do trabalho.

Calendário de Seleção para 2020

Período de Inscrição: até 15 de maio de 2024, no Sistema Mundus