Mais de 110 obras do pintor Luiz Sacilotto (1924-2003) – um dos expoentes do concretismo no Brasil – serão exibidas na exposição Sacilotto Contemporâneo: Cor, Movimento, Partilha, que o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP inaugura neste sábado, dia 28 de setembro, às 11h, com curadoria de Ana Avelar e co-curadoria de Renata Rocco. Gratuita, a mostra celebra o centenário de Sacilotto, que nasceu em Santo André (SP), se tornou um dos pioneiros da arte concreta no Brasil e chegou a ser homenageado pelo poeta Haroldo de Campos (1929-2003) com o poema para sacilotto / operário da luz, composto no ano 2000. Sacilotto morreu em São Bernardo do Campo (SP), aos 78 anos.
A exposição “privilegia a produção realizada entre a década de 1970 e o final da vida do artista, em 2003, quando ele mergulha na experimentação ótico-cinética aliada à exploração da cor”, conforme divulgou em nota a assessoria de imprensa do MAC. “Para tanto, realiza uma investigação minuciosa aliando o desenho técnico ao desenvolvimento químico dos pigmentos. O artista suspendeu sua produção entre 1965 e 1974, mas seguiu estudando enquanto trabalhava com serralheria. Ao retornar, explora vibrações cromáticas e formais, como desdobramentos da arte concreta que desenvolvia na década de 1950.”
“Para Sacilotto, a arte concreta era como um alfabeto que podia ser compartilhado com quem tivesse interesse, bastando, para tanto, realizar estudos”, continua a nota da assessoria do MAC. “Assim, ele próprio lia e anotava textos de várias áreas do conhecimento (inclusive em outras línguas), sendo fundamentais para dominar os saberes do artista, artesão, operário, químico, matemático e engenheiro que ele aplicava em seus trabalhos.”
A exposição Sacilotto Contemporâneo: Cor, Movimento, Partilha será inaugurada neste sábado, dia 28 de setembro, às 11h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, em São Paulo). A mostra ficará em cartaz de terça-feira a domingo, das 10hs às 21hs, até 26 de janeiro de 2025. Entrada grátis.