O Outubro Negro é um ciclo de eventos organizado pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus e o Departamento Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP, com apoio de sua Comissão de Cultura e Extensão. Ocorre anualmente desde 2018 com o objetivo de discutir as condições de vida e saúde da população negra, bem como os efeitos do racismo e a luta antirracista no Brasil.
A edição de 2024, que conta com o apoio do projeto Cosmopolíticas do Cuidado no fim do mundo, tem como foco a vida e obra da homenageada Denise Ferreira da Silva, artista, filósofa e professora.
Dia 08 de Outubro 2024 (Terça-feira)
17h – Hip Hop, Black Music e Brasilidades com Sintonia
18h – Coffee Break
18h30-20h – Mesa “Luz negra e a resistência na produção da saúde” com Deivison Faustino – FSP-USP
Dia 15 de Outubro 2024 (Terça-feira)
18h – Apresentação do DJ Barba e um setlist de Brasilidades
– Coffee
18h30-20h – Roda de Conversa: “Lentes Negras na produção do cuidado: quem são os corpos invisibilizados?” com Aquiles Coelho Silva e a professora da FSP/USP Janaína Calu Costa
Dia 24 de Outubro 2024 (Quinta-feira)
17h – Apresentação AfroPercussiva – Bloco Afro ÉdiSanto
18h – Coffee
18h30 -Mesa “Lentes Negras e para construir o mundo que queremos” com Denise Ferreira da Silva, Periferia Segue Sangrando e Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus.
Todas as atividades são presenciais, gratuitas, abertas a qualquer pessoa interessada e sem necessidade de inscrição prévia e com direito a certificado.