FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Um curso em informática e desenvolvimento de software, com ênfase na linguagem de programação Python, está com inscrições abertas até 25 de fevereiro na Escola Politécnica da USP. A formação é oferecida no formato híbrido (presencial e on-line) pelo Programa Paideia do Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Poli-USP. 

As inscrições são destinadas a jovens entre 16 e 24 anos de todo o Brasil. O objetivo é desenvolver habilidades em programação computacional básica e aumentar a empregabilidade num mercado em crescente demanda. 

O curso tem duração de oito meses e está previsto para iniciar em 11 de março de 2024. Haverá prova on-line de seleção no dia 27 de fevereiro próximo. As vagas são limitadas, daí a importância de inscrições antecipadas. Os participantes receberão certificados da USP na modalidade de Extensão – Difusão. 

Para outras informações e inscrições, os interessados podem visitar o site www.lassu.usp.br ou entrar em contato pelo e-mail secretarialassu@usp.br ou Whatsapp (11) 3091-1092. 

Formação para o mercado 

“O Programa Paideia é oportunidade ímpar para jovens que buscam colocação ou aprimoramento profissional. Além da formação técnica de programação, oferece oportunidade de crescimento como seres humanos e profissionais do mercado. Assim, além de os jovens entenderem o mundo da programação, aprendem como fazer seu currículo, como se preparar para uma entrevista de trabalho e como lidar com desafios do ambiente profissional. Os interessados podem concorrer a bolsas de estudos e terem acesso à educação de qualidade sem custos. O importante é estudar, pois estudar transforma e cria novas perspectivas de vida para todos”, reforça a coordenadora do LASSU, professora Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho. 

A carga total de 288 horas está distribuída em quatro módulos, cada um contendo três disciplinas. Os candidatos podem escolher entre o período da tarde ou da noite, o que permite flexibilidade para conciliar os estudos com outras atividades. 

Sobre o LASSU 

Em 2008, a USP instituiu o Selo Verde para aquisição de bens de informática e telecomunicações e, em 2009, criou o CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática). Dentro das premissas de Economia Circular, o CEDIR faz triagem e recuperação/reutilização de equipamentos eletroeletrônicos descartados tanto pela comunidade da universidade como por pessoas físicas e jurídicas. O CEDIR é hoje vinculado à Escola Politécnica da USP. 

O LASSU – Laboratório de Sustentabilidade do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Escola Politécnica da USP, por sua vez, surgiu em 2010 a partir da iniciativa de pesquisadores e professores da USP que começaram atuar nas áreas de tratamento de resíduos sólidos, em especial os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, e eficiência energética em sistemas de TI (Tecnologia da Informação). Hoje, o LASSU trabalha repensando e redesenhando soluções e tecnologias para um mundo mais sustentável, disseminando conhecimento acumulado e formando jovens e líderes que tenham visão diferenciada em TI nos campos social, ambiental, econômico e cultural. Tem desenvolvido projetos relacionados à proteção da Amazônia, cadeias produtivas sustentáveis e descarbonização de TI. 

Neste ano, o LASSU está oferecendo a 9ª  turma do Programa Paideia Pró-profissão em Tecnologia da Informação. 

Paideia-Python 

Inscrições: até 25/02/2024 

Prova de seleção (on-line): 27/02/2024 

Início: 11/03/2024 

Duração: 8 meses 

Público: jovens de 16 a 24 anos 

Informações: secretaria-lassu@usp.br, Whatsapp (11) 3091-1092 ou www.lassu.usp.br