Na semana de 23 a 26 de outubro, as aulas, na modalidade híbrida, contarão com a presença dos professores no IPEN. No mesmo período, também acontecerá o evento “Hackathon”, com os tradicionais prêmios da Rosatom

A Comissão de Pós-graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN, unidade de Pós-Graduação da USP, abriu as inscrições até a próxima sexta-feira, 22 de setembro, às 12h, para quatro cursos gratuitos, ministrados por professores russos do MEPHi (acrônimo do inglês Moscow Engineering Physics Institute), vinculado à Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear de Moscou. As aulas começarão no dia 18, com duração de seis semanas, em modalidade on-line e híbrida.

Embora o público alvo sejam alunos de pós-graduação e pós-doutorados, os cursos também possibilitam a participação de alunos especiais e estudantes de graduação da USP, servidores, técnicos, pesquisadores, docentes dos dois programas de Pós-Graduação do IPEN, da CNEN e interessados nas áreas de Física Nuclear, Segurança Nuclear e Cálculo de Nêutron-Físicos para instalações nucleares de potência. O número máximo de alunos regulares por curso é 20. As aulas serão ministradas em inglês.

As disciplinas oferecidas serão: Biologia da Radiação, ministrada pelo professor Udalova Alla Aleksandrovna; Questões práticas de segurança de Usinas Nucleares e Reatores de Pesquisa”; professor Dimitri Samokhin; “Tecnologias Nucleares”, professor Aleksandr Nakhabov; e “Características de Projeto do Reator Nuclear de Pesquisa, professor Roman Fomin.

A modalidade híbrida acontecerá na semana de 30 de outubro a 3 de novembro (devido ao feriado do dia 2), quando os professores russos estarão presencialmente no IPEN/CNEN, em São Paulo – para alunos que moram em outros estados, as aulas serão on-line. Durante esta semana, acontecerá também o evento “Hackatom”, organizado pelos docentes russos com os tradicionais prêmios da agência financiadora Rosatom – na última edição os vencedores ganharam tablets e viagem para a Rússia.

Confira outras informações no site do IPEN.