Hoje, dia 28 de fevereiro (quarta-feira), a TV Cultura começará a veicular a série “A USP faz o Brasil melhor”, alusiva aos 90 anos da Universidade. A série terá a forma de vários interprogramas (minidocumentários), com duração de 2min30s cada um. Os interprogramas serão veiculados entre 18h19 e 18h40, às segundas, quartas e sextas, com reprises, no mesmo intervalo, às terças e quintas-feiras e aos sábados.

O primeiro, que vai ao ar hoje, tratará da contribuição de pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) em projetos como os dos Centros Educacionais Unificados (CEU), em São Paulo.

A série foi uma iniciativa da TV Cultura e contou com o apoio da área de Comunicação Institucional da USP, ligada à Superintendência de Comunicação Social (SCS). Nós ajudamos na prospecção e na produção das pautas ao longo de todo o mês de janeiro. Para que tudo desse certo, foi essencial a participação das áreas de Comunicação das Unidades de Ensino e Pesquisa. Foi uma experiência coletiva muito gratificante, que revelou histórias preciosas da nossa Universidade. Vale a pena ver. Não deixe de compartilhar com as pessoas da sua Unidade.

Neste momento, não podemos perder de vista que realizações como essas só se tornam possíveis quando todos e todas nós, da comunicação da USP, tanto na Reitoria como nas Unidades, conseguimos atuar de forma integrada e coordenada. Desde 2023, temos um plano objetivo de comunicação institucional e, no âmbito do IntegraCom, em que reunimos todas as equipes encarregadas da comunicação da nossa Universidade, aprofundamos e desenvolvemos os desdobramentos desse plano. Sem isso, nossa visibilidade não alcançaria os patamares que estamos atingindo agora.

Para se ter uma ideia, em janeiro, o assunto com maior destaque foi a comemoração dos 90 anos da USP. Esse tema nos proporcionou mais de 100 inserções nas principais mídias e veículos nacionais. Tivemos 11 inserções relativas às entrevistas dadas pelo reitor e vice-reitora da USP e 28 reportagens veiculadas por diversos órgãos. Um deles foi o jornal O Estado de S. Paulo, que publicou uma série de matérias. Além disso, 17 publicações apareceram diretamente nos sites das instituições homenageadas com a Medalha “Armando de Salles Oliveira”, sem falar nas 51 matérias de repercussão do evento realizado no dia 25 de janeiro, na Sala São Paulo.

Agora, a série da TV Cultura, “A USP faz o Brasil melhor”, vem complementar o conjunto. A sociedade brasileira tem o direito de conhecer o que a USP faz pelo Brasil e pelo conhecimento. Os méritos desse grande destaque são todos das pessoas que ensinam, pesquisam, estudam e trabalham na USP. Nós, da Comunicação Institucional e da Superintendência de Comunicação Social, apenas ajudamos a noticiar o que merece ser noticiado.

Adriana Cruz, coordenadora de Comunicação Institucional / Assessoria de Imprensa

Eugênio Bucci, superintendente de Comunicação Social