Data de publicação: 23/02/2024

Link: USP e Hyundai discutem futuras parcerias no ramo da energia limpa e sustentável

Docente: professor da Poli-USP e diretor executivo do RCGI, Julio Meneghini.

Resumo: Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e os coordenadores do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI, na sigla em inglês) receberam o presidente mundial do Grupo Hyundai Motor, Euisun Chung, para discutir possíveis parcerias e colaborações em áreas estratégicas no ramo da energia, com foco em uma produção sustentável e limpa. O encontro foi realizado no RCGI, localizado na Escola Politécnica (Poli)

Na ocasião, o reitor da USP destacou o empenho da gestão na consolidação de novas parcerias. Carlotti também falou sobre o interesse na área de energia nuclear, ressaltando que a Universidade já possui projetos em andamento. “A partir de 2021, a USP passou a oferecer a habilitação em Engenharia Nuclear aqui na Poli, com objetivo de capacitar mais profissionais nessa parte estratégica da matriz energética mundial”, disse.

O presidente da Hyundai reiterou a disposição da empresa para produção de energia limpa e de hidrogênio menos custoso. “Acreditamos que uma parceria entre o setor privado e a Universidade será capaz de aliar tecnologia, capital e pesquisa, necessários para o avanço rumo a uma produção de energia cada vez mais sustentável e limpa”, afirmou.

Também estavam presentes no evento o diretor executivo do RCGI, Julio Meneghini, que fez uma apresentação sobre as pesquisas realizadas no Centro, e o diretor da Poli, Reinaldo Giudici, além de outros representantes da empresa sul-coreana.