Link: https://agencia.fapesp.br/ferramenta-elenca-estrategias-mais-eficazes-para-aumentar-a-consciencia-e-a-acao-climatica/51570

Data: 13/05/2024

Resumo: Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Artigo publicado na revista Science Advances apresenta uma ferramenta web desenvolvida para auxiliar formuladores de políticas públicas a elencar temas e mensagens mais eficazes para aumentar a consciência e a ação climática no mundo. A ferramenta é resultado de um estudo amplo, que envolveu cerca de 250 pesquisadores e 59 mil participantes em 63 países do mundo, entre eles o Brasil.

“Além do grande investimento em pesquisas voltadas para a tecnologia e a inovação na área de ciências climáticas, é extremamente importante cuidar dos aspectos sociais do problema. As mudanças climáticas são um problema complexo, que demanda o entendimento e a aceitação da população. Por isso, estudos na área da psicologia, que avaliam a capacidade de aceitação e de ação das pessoas, são fundamentais. Até porque, se não houver aceitação em relação às mudanças climáticas, também não haverá em relação às novas tecnologias relacionadas ao armazenamento de carbono, a fontes renováveis ou à medição do efeito estufa, por exemplo”, afirma a pesquisadora Karen Mascarenhas, uma das responsáveis pela parte brasileira da pesquisa.

Mascarenhas é vice-coordenadora do projeto de percepção social das tecnologias de transição energética no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) – um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).