Link: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/05/uber-sinonimo-da-nova-era-do-trabalho-completa-10-anos-no-brasil.shtml

Data: 18/05/2024

Resumo: “Na mobilidade urbana, a popularização do Uber significou o declínio dos táxis e a intensificação do uso dos automóveis nas cidades. Isso não implica

Detalhe de ônibus circulando em faixa exclusiva de ônibus. As faixas podem ficar à direita ou à esquerda das vias, mudam de acordo com o local. Em horários específicos fica proibida a circulação de carros, inclusive de táxis. Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

necessariamente em mais carros nas ruas —a frota paulistana, que hoje é de 6,2 milhões de automóveis, cresceu no período, mas em ritmo menor do que nos dez anos anteriores— e sim que eles passaram a ficar menos tempo parados em vagas de estacionamento.

“Cada automóvel pode ser muito mais usado, e inclusive isso tem a ver com a demanda menor de automóveis, porque tem muitas viagens feitas para o mesmo carro”, explica o engenheiro Mauro Zilbovicius, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).

Embora seja inviável para a maior parte da população usá-lo no trajeto de casa ao trabalho, o carro de aplicativo se firmou como opção para outros tipos de deslocamento. Segundo Zilbovicius, é o caso da “última milha” —a distância entre uma estação de metrô e o destino final, por exemplo— que poderia ser percorrida de bicicleta, a pé ou com o velho táxi.

Outro foco da empresa são situações em que dirigir é inconveniente ou em que esbarram em proibição (no caso de consumo de álcool) —shows, viagens rápidas ao comércio, emergências, happy hours”.