Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Link: https://agencia.fapesp.br/projeto-estuda-tecnologias-para-integrar-parques-eolicos-offshore-a-rede-eletrica-do-pais/51650

Data de publicação: 14/05/2024.

Docente entrevistado: professor da Poli, Renato Machado Monaro, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas.

Resumo: Um projeto do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) investiga a escolha da tecnologia mais adequada para a transmissão de energia pelo mar. O professor Renato Machado Monaro, coordenador do projeto “Investigação das tecnologias de transmissão offshore na costa brasileira aplicadas na exploração de óleo e gás e na integração de fazendas eólicas (TransBRcoast)”, explica: “O projeto tem dois objetivos distintos, que compartilham um elemento comum: a transmissão de energia pelo mar. O primeiro envolve trazer energia para a costa, a partir dos parques eólicos offshore. O outro vai levar energia da costa para as plataformas de exploração de óleo e gás”.