Link: https://jornal.usp.br/diversidade/pesquisa-inova-ao-utilizar-marcadores-sociais-para-investigar-acesso-ao-transporte/

Data de publicação: 28/05/2024.

Entrevistada: Tainá Andreoli Bittencourt, pesquisadora vinculada ao Laboratório de Geoprocessamento da Escola Politécnica da USP e ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

Resumo: “Uma pesquisa desenvolvida na Escola Politécnica (Poli) da USP analisou a qualidade e o grau de acessibilidade ao transporte público em quatro capitais brasileiras: Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Utilizando uma correlação entre a estrutura social e o acesso a oportunidades das populações locais, o estudo de doutorado  intitulado Desigualdades de classe, raça e gênero no acesso ao transporte e ao espaço urbano em cidades brasileiras: análises empíricas e métodos para políticas e planejamento apontou que desigualdades socioespaciais e a segregação estão associadas a diferentes níveis de oferta do transporte, restringindo as interações entre diferentes grupos sociais”.

Confira os principais resultados da pesquisa da engenheira de transportes, Tainá Andreoli Bittencourt, na matéria completa do Jornal da USP