FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Link: https://agencia.fapesp.br/fapesp-anuncia-a-constituicao-de-21-novos-centros-de-ciencia-para-o-desenvolvimento/52084

Data de publicação: 01/07/2024

Docente entrevistado: Miguel Luiz Bucalem

Resumo: 

A FAPESP anunciou a constituição de 21 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) em parceria com universidades, instituições de pesquisas, secretarias de Estado e outros órgãos de governos. O investimento da Fundação será de aproximadamente R$ 130 milhões. Deste grupo, dois são sediados e coordenados pela Escola Politécnica: Centro de Tecnologias Assistivas para as atividades da Vida Diária e o Centro de Ciência para o Desenvolvimento USP Cidades.

“As cidades crescem, expandindo sua área urbanizada e, do ponto de vista da sustentabilidade isso é ruim porque, em princípio, causa uma série de consequências negativas, como o aumento das distâncias entre os centros de emprego e os lugares onde as pessoas moram. Além disso, envolve questões ambientais, como a expansão das cidades em áreas que poderiam ser preservadas, e a ineficiência urbana, porque as cidades ficam mais espalhadas e não se cria uma boa dinâmica urbana”, afirma Miguel Luiz Bucalem, professor titular da Poli e pesquisador responsável pelo projeto Centro de Ciência para o Desenvolvimento USP Cidades.

Print Friendly, PDF & Email