Data de publicação: 04/09/2024.
Docente participante: Fábio Cozman, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da USP.
Resumo: A USP é a primeira instituição latino-americana a fazer parte da AI Alliance, rede colaborativa de empresas, startups, universidades, instituições de pesquisa, organizações governamentais e fundações sem fins lucrativos que trabalham na vanguarda da tecnologia, aplicações e governança de inteligência artificial (IA; em inglês, AI, sigla para Artificial Intelligence). A AI Alliance está focada em promover uma comunidade aberta e permitir que desenvolvedores e pesquisadores acelerem a inovação responsável em IA, incentivando rigor científico, confiança e segurança.
A USP participará de dois grupos de trabalho: Ferramentas de Segurança e Confiança de IA e Modelos de Fundação. Os esforços da instituição na AI Alliance serão coordenados pelo Centro de Estudos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, liderado pelo professor da Escola Politécnica (Poli), Fábio Cozman. “A participação da USP, certamente, permitirá que os estudos desenvolvidos pela Universidade contribuam para o progresso da pesquisa em inteligência artificial no mundo em uma via dupla. Por um lado, ganhamos mais visibilidade e, por outro, a comunidade dessa área ganha ferramentas nas quais temos particular competência”, destaca Cozman.