Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Link:  

https://agencia.fapesp.br/simulador-solar-da-usp-ja-esta-ativo-e-podera-ser-usado-para-produzir-combustiveis-limpos/54031

Data de publicação: 25/02/2025.

Personalidade da Poli entrevistada: José Roberto Simões Moreira, professor do Departamento de Engenharia Mecânica.

Resumo: O simulador solar indoor é um equipamento projetado para simular artificialmente a radiação solar em ambientes controlados. É utilizado para testar dispositivos e tecnologias que utilizam a radiação solar, como reatores termoquímicos, produção de vapor e óleos quentes, entre outros. Lâmpadas de xenônio de alta intensidade emitem a luz, que é refletida e concentrada por espelhos parabólicos, gerando um feixe termoluminoso semelhante ao do Sol. Dessa forma, é possível realizar os testes sem a necessidade de condições climáticas externas ideais, de céu limpo sem nuvens.

Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolveram e testaram um novo simulador solar indoor de alto fluxo, desenhado para otimizar processos térmicos de alta temperatura e aprimorar tecnologias de energia solar concentrada. O trabalho foi feito no Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos e Renováveis (Sisea). E o simulador já está operacional, podendo ser utilizado em diversas aplicações, como reações termoquímicas para produção de hidrogênio e gás de síntese (mistura de hidrogênio e monóxido de carbono, com alto valor energético); pesquisa de catalisadores para otimizar reações químicas; fundição de metais e outros materiais que demandam temperaturas elevadas; testes em fornos solares para processos industriais etc.

Repercussão:

Confira a matéria completa no Poder 360.

Confira a matéria do Antena 1.

Confira a matéria do Região Noroeste.

Confira a matéria do Jornal Cruzeiro do Sul.