Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Data de publicação: 07/03/2025.

Link: https://jornal.usp.br/radio-usp/tecnologia-quantica-pode-acelerar-desenvolvimento-em-procedimentos-da-industria-farmaceutica/

Docente: Marcos Simplício, docente do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais e do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Poli-USP.

Resumo: No dia 19 de fevereiro, a Microsoft anunciou a criação de um chip que pode ser um avanço na criação de computadores quânticos: os “qubits topológicos”. O objetivo da tecnologia é resolver, em tempo hábil, problemas que os computadores convencionais levariam anos para solucionar. Esse tipo de dispositivo pode mudar os rumos da indústria, principalmente para os campos da informática e farmacêutico. Hoje, as principais big techs disputam a liderança no desenvolvimento dos dispositivos quânticos.

Marcos Simplício, docente do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais e do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores, explica que a nova tecnologia trabalha com paralelismo, que se baseia nos princípios da física quântica. Nesse sistema, diferenciando-se do processador de um computador convencional, que atua com oito ou 16 núcleos para o processamento simultâneo de informações, o computador quântico tem milhões de núcleos atuando paralelamente.