Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Link: https://jornal.usp.br/atualidades/estudo-aborda-metricas-de-desigualdade-no-acesso-ao-transporte-publico/ 

 

Repercussão: https://jornal.usp.br/diversidade/sem-metricas-de-acessibilidade-planejamento-do-transporte-publico-de-sao-paulo-privilegia-pessoas-brancas/

 

Personalidade da Poli entrevistada: Germán Freiberg é um especialista de Planejamento de Transporte e Mobilidade. É pesquisador no Laboratório de Análises Geoespaciais (LabGeo) da Poli e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), ligado à USP.

 

Resumo: Em pesquisa realizada pelo CEM, foi concluído que os serviços de transporte público em grandes centros urbanos estão mal distribuídos e podem agravar a desigualdade social. O estudo toma como referência a cidade de São Paulo e demonstra que o acesso da população a escolas, comércios, serviços e oportunidades de emprego, é facilitado àqueles que vivem em bairros de alta renda. Locais em que as linhas de ônibus, trem e metrô estão concentradas. Grupos mais próximos da situação de vulnerabilidade não só sofrem com uma escassez ao acesso de estações, mas também precisam percorrer maiores e mais demorados trajetos para chegar aos seus destinos.

Confira outras informações na matéria completa.