[Foto: Reprodução/ Marcos Santos/USP Imagens]
Link: https://jornal.usp.br/ciencias/cientistas-desenvolvem-simulador-solar-para-producao-de-combustiveis/
Data: 16/04/2025
Laboratório da Poli mencionado: O Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos (SISEA) é um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo e está localizado no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.
Resumo: Pesquisadores do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos (Sisea) da Escola Politécnica (Poli) da USP criaram um equipamento que simula a energia solar dentro do laboratório.
O equipamento é composto de oito lâmpadas de arco de xenônio de alta temperatura. A iluminação vinda deste elemento permite alcançar alto brilho e intensidade, e se aproxima do espectro solar. A luz emitida em raios colimados – ou seja, quase paralelos – é refletida por um conjunto de espelhos parabólicos e atinge uma pequena câmara negra.
A energia térmica concentrada é tão grande que equivale à radiação de mil a 2 mil Sóis: a região da cavidade pode aquecer até 2.000ºC. O professor da Poli José Simões, coordenador do Laboratório Sisea, explica, em entrevista ao Jornal da USP, que essas condições viabilizam experimentos que demandam alta energia de ativação – como a produção de combustíveis.
O simulador pode ser usado para a produção de hidrogênio verde, gás de síntese (syngas), gás natural e monóxido de carbono. “Além de todas essas produções, também usamos o equipamento para aquecimento de água e produção de vapor nos ciclos térmicos”, comenta Simões.
Repercussão: Confira a matéria completa no Jornal da USP.