[Imagem: Divulgação/ USP Imagens]
Data: 29/04/2025
Resumo: A Claro, a FAPESP e a Universidade de São Paulo (USP) anunciaram no dia 30/04, durante o Web Summit Rio, uma parceria para a criação de um Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) com foco no desenvolvimento de soluções envolvendo tecnologias emergentes relacionadas a 5G e inteligência artificial (IA) generativa.
A universidade foi escolhida em um edital publicado em agosto do ano passado, que selecionou um grupo de pesquisadores ligado à instituição. A iniciativa deverá receber, entre investimentos das três partes, o aporte de mais de R$ 40 milhões, distribuídos ao longo de cinco anos.
De acordo com o planejamento inicial, a Cidade Universitária sediará um amplo laboratório de testes e demonstração das pesquisas e deverá abrigar o desenvolvimento de projetos nas verticais de Smart Cities, Indústria 4.0 e Agrotech, explorando tecnologias relacionadas a 5G e IA generativa, consideradas fundamentais para a evolução a uma nova era.
Visando incentivar a realização de pesquisas internacionalmente competitivas e conectadas às necessidades da sociedade, a parceria envolve a participação de alunos e pesquisadores de diversas disciplinas e áreas do conhecimento. Para isso, a equipe do projeto conta ainda com cientistas de nove instituições parceiras, entre elas o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), além de universidades de ponta.
Eduardo Zancul, professor da Escola Politécnica da USP e diretor do novo centro, comenta que a parceria é um passo importante na integração entre academia e empresa no Brasil.
“O centro em parceria com a Claro cria oportunidades significativas para a pesquisa e o desenvolvimento de aplicações inovadoras em sistemas inteligentes, integrando técnicas de IA generativa em redes avançadas sem fio.”
Repercussão:
Confira a matéria completa no Estadão.
Confira a matéria completa na Agência Fapesp.