Noites maldormidas podem ser causas de acidentes de trabalho e de trânsito. Um acessório de videogame da Nintendo, o Wii Balance Board, pode ser uma alternativa barata aos equipamentos existentes no mercado para medir o nível de sonolência baseado no controle postural do corpo humano. Um artigo que descreve a pesquisa realizada na Escola Politécnica (Poli) da USP foi escolhido como o melhor da América do Sul e concorre à etapa final da competição da 41ª Conferência Internacional de Engenharia em Biomedicina. O evento acontece de 23 a 27 de julho, em Berlim, na Alemanha, e o contemplado foi Guilherme Silva Umemura, doutorando em Neurociências e membro do Laboratório de Biomecatrônica da Poli. Leia mais.

O Laboratório de Biomecatrônica é um grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, formado por uma equipe multidisciplinar que envolve professores, alunos de graduação e pós-graduação, além de colaboradores. O coordenador do laboratório é o professor Arturo Forner-Cordero.