FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Data: 26/6/2025.

Link: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/comissao-de-inovacao-e-tecnologia-debate-os-avancos-tecnologicos-e-aprova-requerimentos-para-a-area-da-saude/

Docente citado: Marcelo Schneck de Paula Pessoa, coordenador do Grupo de Pesquisas em Cidades Inteligentes da Poli-USP.

“Os avanços do uso da tecnologia na cidade de São Paulo foram o tema central da reunião da Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo, realizada nesta quinta-feira (26/6). Na oportunidade, também foram aprovados quatro requerimentos de autoria do vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), presidente do colegiado.

“Falamos do Wi-Fi livre para as comunidades, para poder expandir esse projeto e levar mais serviços a nível tecnológico para as regiões mais carentes, e também no que diz respeito à alfabetização digital, levando mais esclarecimento e praticidade para a população mais humilde. A inteligência artificial está aí, nós temos que nos adaptar e levar conhecimento à população mais necessitada, que também merece ter esse entendimento, essa compreensão”, resumiu Sansão Pereira.

A reunião desta quinta-feira contou com a presença de Marcelo Schneck de Paula Pessoa, coordenador do Grupo de Pesquisas em Cidades Inteligentes da Poli-USP e da Fundação Vanzolini, que possui um termo de cooperação técnica firmado com o Legislativo paulistano. Entre os projetos apresentados por ele, está uma proposta para revitalizar o centro de São Paulo.

“São cinco projetos, e cada um deles está abordando uma frente diferente usando as tecnologias para serem aplicadas em São Paulo para torná-la uma cidade melhor. O primeiro deles é uma iniciativa no centro da cidade. A ideia é usar a tecnologia para trazer movimento ao centro, resgatar edifícios abandonados, e revitalizar esse centro para que ele possa ser melhor utilizado”, explicou.”