Leia a notícia completa no link – https://jornal.usp.br/institucional/ranking-avalia-a-contribuicao-da-universidade-em-prol-da-coletividade/

Por Vahan Agopyan, reitor da Universidade de São Paulo

É com grande contentamento que recebo o resultado excelente que a Universidade de São Paulo (USP) obteve no THE University Impact Ranking 2020. A minha satisfação é por ser esta classificação a que considera a atuação da instituição na sociedade, o seu relacionamento e a sua contribuição para a melhoria das condições de vida da coletividade.

Nos últimos tempos, principalmente na última década, os dirigentes das mais renomadas universidades de pesquisa têm se preocupado em intensificar o seu relacionamento com a sociedade, para que esta compreenda e aproveite mais das atividades que as universidades desenvolvem para o bem da humanidade.

Essa preocupação acabou se denominando como a “terceira missão” das universidades de pesquisa, além do ensino e da pesquisa. Esta missão pode ser resumida em manter parcerias baseadas no conhecimento e mutuamente benéficas.

O THE com essa avaliação, que está coerente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), está colaborando para que as universidades tenham melhor percepção da sua interação com a sociedade.

A USP, desde a sua implantação em 1934, tem por estatuto a missão de contribuir para a sociedade e isto vem sendo conduzido ininterruptamente pela instituição, seja pela transferência do conhecimento, através de parcerias com as empresas, organizações sociais ou governos, ou ainda, em cursos de educação continuada, como também pelas inúmeras atividades culturais.

O reconhecimento da contribuição relevante da Universidade para a população vem num momento muito peculiar da história da instituição. As atividades, que não sejam da área da saúde, estão reduzidas a um mínimo, e sempre que possível mantendo as aulas e as pesquisas de maneira remota.

No entanto, a USP está totalmente comprometida no estudo e combate da covid-19, e, em poucas semanas, quase 200 grupos de pesquisa redirecionaram ou iniciaram estudos nesse tema, todo o sistema hospitalar próprio ou conveniado foi readequado, e implantou-se cinco centros para diagnósticos, com equipamentos, insumos, pessoal e voluntários de 19 laboratórios. Além disso, um enorme esforço de divulgação e orientação, além de atividades culturais, está sendo realizado.

Acredito que a Universidade vem cumprindo o seu papel e a sua função social, retornando para a sociedade o investimento despendido na instituição. O reconhecimento deste papel por uma renomada entidade avaliadora externa vem reconhecer e coroar o esforço da comunidade acadêmica.