O satélite brasileiro Amazônia-1 foi lançado à órbita em 28 de fevereiro de 2021. O intuito do governo é utilizar o Amazônia-1 como um teste para avaliar a disponibilidade de o Brasil criar e lançar mais satélites. O equipamento é coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e faz parte da Missão Amazônia, que busca monitorar a agricultura e o desmatamento no território brasileiro.

O professor Fábio Fialho, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle (PTC) da Escola Politécnica (Poli) da USP, comentou, em entrevista ao Jornal da USP, o lançamento do Amazônia-1, as vantagens de o Brasil lançar os equipamentos e os desafios para isso. “Temos que trilhar caminhos que envolvam parcerias internacionais, porque nós temos muito a ganhar com isso, e precisamos da parte nacional nas tecnologias críticas, que ninguém vai vender para nós.”, diz o professor.

Para ler na íntegra a matéria do Jornal da USP, acesse aqui.