Revista Brasil entrevistou  Raul Gonzalez Lima, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP e Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP. Ambos são membros do IEEE – Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas. Ouça o áudio aqui.

Eles falaram sobre o Inspire, projeto de desenvolvimento tecnológico que permite mais acesso aos dispositivos de saúde para pacientes da covid-19.

Raul comentou que o projeto começou em março de 2020 diante do temor da população pela falta de ventiladores mecânicos nas UTI’s. Dessa forma, a Escola Politécnica desenvolveu um projeto para que o Brasil tivesse a possibilidade de produzi-los.

O projeto contou com apoio de doadores, pesquisadores, projetistas e institutos. O respirador é um equipamento que suporta a vida do paciente em estágio crítico da covid.

Segundo Raul, o ventilador respira pelo paciente e substitui a respiração natural por uma artificial. Também comenta que o objetivo foi desenvolver uma eletrônica brasileira que permite um monitoramento em tempo real da condição respiratória e de adaptação.

O chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP explica algumas funções do ventilador mecânico, entre elas: permitir descanso dos músculos da respiração, dosar corretamente o oxigênio no ar direcionado ao paciente e, perceber o momento de o paciente iniciar um ciclo ventilatório.

Marcelo destacou que a tecnologia do Projeto Inspire é baseada 100% com tecnologia nacional. Relata que já foram fabricados mais de 500 ventiladores mecânicos.

Ouça a entrevista no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.