Com informações coletadas por meio de “dispositivos vestíveis”, a pesquisa desenvolvida no laboratório de Biomecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP revela que o controle postural (habilidade de manter a posição do corpo durante atividades físicas e/ou dinâmicas) pode ser afetado após uma noite sem dormir.

Elaborado pelos próprios estudantes do laboratório após demonstrarem desempenhos ruins em função da privação do sono, os resultados da pesquisa podem ajudar a planejar as cargas de trabalho ao longo dos semestres para que tarefas não sobrecarreguem os alunos.

“A vantagem dessa actigrafia, ou dos dispositivos vestíveis, é que nos permite coletar muita informação, às vezes não tão precisas no laboratório, mas muitas ecologicamente válidas das pessoas em seu ambiente, o que nos permite interpretá-los, para ter uma informação mais precisa”, destaca o professor Arturo Forner-Cordero, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli, que lidera o estudo.

Leia na íntegra.