Embora cause problemas ambientais e contribua para o agravamento do efeito estufa, o CO² pode ser transformado em algo útil. Pesquisadores da Universidade de São Paulo apontaram três derivados do CO² com mais potencial para serem utilizados na indústria e em inovações de pesquisa.

Com três etapas de seleção, em que os pesquisadores verificaram a maturidade tecnológica, a taxa de utilização das moléculas, a projeção de crescimento e a precificação; entre 122 derivados, foram selecionados o dimetilcarbonato (DMC), o ácido acético e o dimetil éter (DME).

A pesquisa foi conduzida por cientistas do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP, e os três produtos apresentam vantagens de sustentabilidade em relação a outros derivados, podendo levar a um caminho sustentável de baixo carbono para a indústria química.

Leia na íntegra.