FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Um vídeo em circulação pelas redes sociais viralizou ao mostrar um homem ativando a função Bluetooth do celular em um supermercado repleto de pessoas, exibindo a tela do aparelho com uma lista na qual cada linha forma um código com letras e números e que, segundo o narrador, trata-se de vacinados contra a Covid-19 que estão presentes na localidade. Para o mesmo, as pessoas poderiam ser detectadas por qualquer smartphone, uma vez que estivessem com chips aplicados com os imunizantes. 

Analisado pela Agência Lupa, agência da Revista Piauí encarregada por fazer fact-checking, a constatação é de que a informação presente no vídeo é falsa. Os números que aparecem no visor do celular são endereços Bluetooth de dispositivos eletrônicos que usam a tecnologia – como outros smartphones, fones de ouvido ou relógios inteligentes próximos.

“Ele estava sintonizando todos os celulares do supermercado com o Bluetooth habilitado. São os Bluetooths dos celulares das pessoas que estavam no supermercado naquele instante”, explica o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP.  

Leia a matéria na íntegra.

Print Friendly, PDF & Email