Uma chamada pública convida Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) de Santa Catarina a indicarem pesquisadores e jornalistas que contribuíram para o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Os candidatos selecionados no Estado vão concorrer ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu, que distribuirá R$114 mil em prêmios.

A premiação faz parte das comemorações dos 15 anos do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

Homenagem

Cada edição do Prêmio Confap de CTI receberá o nome de um pesquisador ou pesquisadora com relevantes contribuições à CTI nacional. Nesta primeira edição, o homenageado é o professor e pesquisador Francisco Romeu Landi (in memoriam/1933-2004).

“O nome desta primeira edição do Prêmio Confap de CTI, professor Francisco Romeu Landi, reconhece a importante contribuição desta personalidade que foi diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp e, como tal, presidiu o Fórum Nacional das FAPs, organização que deu origem ao Confap. Se estamos comemorando os 15 anos de criação do Confap, devemos isso às iniciativas e ações do professor Landi”, destacou o presidente do Conselho Nacional das FAPs, Odir Dellagostin.

Francisco Romeu Landi teve uma extensa e bem-sucedida carreira em prol da CTI e da educação no Brasil. Nasceu na cidade de São Paulo em 1933, estudou engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), instituição na qual se formou, foi pesquisador, professor titular e diretor. Foi diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), presidente do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e membro do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT, sigla da época, atual MCTI).

Romeu Landi elaborou o estatuto do Fórum Nacional das FAPs e foi um dos principais articuladores e incentivadores para a criação de uma entidade brasileira que representasse, em nível nacional e internacional, as Fundações. Sua inestimada contribuição à CT&I brasileira em vida, possibilitou, dois anos após o seu falecimento (2004), a criação do Conselho Nacional das FAPs, o Confap, em 28 de abril de 2006.