Falecido no último dia 11, em São Paulo, aos 63 anos, em decorrência de um enfarte, o professor Saulo Rabello Maciel de Barros era descrito pelos colegas e parentes como um apaixonado pela Matemática e entusiasta do livre pensar. Sua dedicação aos estudos foi constante e precoce, tendo ingressado na Escola Politécnica (Poli) da USP aos 17 anos, mas mudando de curso e indo atrás de sua verdadeira vocação, a Matemática, logo após.

Tornando-se mestre em Matemática Aplicada pela USP em 1984, e doutor pela Universidade de Bonn em 1989, na Alemanha, seu tempo pela Poli foi crucial para que conhecesse a companheira com quem viria a se casar e construir um relacionamento duradouro, próspero e frutífero, a engenheira Karin-Anne Van de Bilt.

Seu currículo carregava os 30 anos em que lecionou na Universidade, além da condução de estudos com ênfase em análise numérica e computação de alto desempenho para modelos meteorológicos. Atualmente professor do Departamento de Matemática Aplicada do IME da USP e colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o professor deixa saudades e admiração em cada um que cruzou seu caminho.

Leia a matéria do Uol na íntegra.