A inserção da tecnologia 5G no Brasil permite que as conexões não sofram com atrasos, como os vistos em gerações anteriores, possibilitando que os aparelhos movidos por ela sejam controlados remotamente e trazendo benefícios para diversas áreas. Um dos setores mais beneficiados será o de Saúde, a exemplo do Robô Hospitalar, que foi desenvolvido pela parceria entre a Escola Politécnica (Poli) e pelo Hospital Universitário (HU), ambos da USP. Neste momento, ao ser controlado por um aplicativo de celular, o robô tem como objetivo reduzir o contato entre as pessoas e evitar, assim, a disseminação da covid-19 em ambientes hospitalares.

“Quando a enfermeira precisa de um remédio, ela o solicita usando o aplicativo. A solicitação chega para a farmácia, que entrega o remédio para o robô, ou seja, coloca no compartimento e ele autonomamente faz a entrega”, explica Leopoldo Rideki Yoshioka, professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli e coordenador do projeto.

Leia na íntegra.