Os professores da da Escola Politécnica (Poli) da USP, Fabio Cozman, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos (PMR), e Guilherme Ary Plonski, do Departamento de Engenharia de Produção, diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e Hugo Neri, pós-doutorando na Poli, organizaram o e-book “Inteligência Artificial: Avanços e Tendências”. A obra do IEA em parceria com o Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP, com apoio da Fapesp e da IBM Corporation, reúne uma coleção de artigos interdisciplinares que fazem o diálogo entre as ciências da computação e as humanidades. Segundo os organizadores, o escopo amplo é a tentativa de passar a mensagem de que a principal tendência hoje da inteligência artificial é ser ubíqua.

“Desde 2011 até os dias atuais”, escrevem os autores do artigo, “o acesso a grandes quantidades de dados, aliado à disponibilidade de computadores mais potentes e acessíveis e ao uso de técnicas de aprendizado de máquinas, tem sido aplicado com sucesso a muitos problemas, em todos os aspectos da economia. Agora a IA se estabeleceu, conquistando um mercado significativo, impulsionando o progresso e as pesquisas na área. Nesse período, o aprendizado de máquina, especialmente impulsionado pelo aprendizado profundo, revolucionou a IA e atingiu desempenho superior ao humano em várias áreas, do reconhecimento visual de objetos a jogos complexos.”

Leia a matéria na íntegra.