29/09/2021 – Estudantes apaixonados por automobilismo encontraram dentro das universidades a oportunidade de se engajarem na área e aplicarem seus conhecimentos de engenharia. Devido à existência de equipes que disputam a Fórmula SAE, competição estudantil de carros tipo fórmula – o maior campeonato estudantil de engenharia do mundo – em 2009 foi criada a Equipe Poli Racing, que produz e constrói os próprios carros para competir.

Construir um carro não é uma tarefa fácil e rápida, principalmente dentro de uma universidade. Marcelo Alves, professor na Escola Politécnica (Poli) da USP e orientador da equipe Poli Racing, afirma: “O veículo deve ser confiável, pois a competição não admite nenhum tipo de vazamento ou perda de peça”. Segundo ele, “organizar um projeto complexo como esse é uma tarefa que leva um grupo de alunos a ir muito além do que se exige na graduação”.

Leia a matéria da Jornalismo Júnior (ECA-USP) na íntegra.