A equipe de quatro estudantes do Projeto Jupiter, grupo de extensão da Universidade de São Paulo dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de foguetes experimentais, estruturou um simulador de trajetória de foguetes, batizado de RocketPy. O equipamento prevê o comportamento dinâmico de foguetes de sondagem durante os voos, o que garante a segurança dos lançamentos. O código criado possui a capacidade de prever o comportamento de foguetes por meio da estimativa de parâmetros físicos e matemáticos, além de ser levado em conta as condições atmosféricas do local de lançamento por meio de dados de agências meteorológicas.

O artigo que descreve todo o processo de estudo, intitulado de RocketPy: Six Degree-of-Freedom Rocket Trajectory Simulator, foi publicado na plataforma Asce library e possui a autoria dos estudantes Giovani Ceotto e Guilherme Fernandes e o professor Bruno Souza Carmo, da Escola Politécnica (Poli) da USP, e dos alunos Rodrigo Schmitt, do Instituto de Física (IF), e Lucas Azevedo Pezente, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), ambos da USP.

“É de destaque o resultado de um grupo de extensão ser publicado em uma revista de prestígio. Isso influencia nossos alunos a perceberem que produzimos conhecimentos de relevância e que valem ser compartilhados com a comunidade acadêmica”, afirma Giovani Ceotto.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.