O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) anunciou recentemente a parceria que desenvolverá um ecossistema envolvendo tecnologia, telecomunicações, ações governamentais, Universidade e instituições financeiras, a fim de desenvolver um ecossistema de testagem das aplicações do 5G na área da saúde. Com participação da Escola Politécnica (Poli) da USP, o projeto busca implementar conceitos inovadores em medicina e saúde.

“O objetivo do projeto é transmitir exames de imagem de ultrassom realizados em lugares remotos do País para que os diagnósticos sejam feitos aqui no Estado de São Paulo”, destaca Moacyr Martucci Junior, professor da Poli e responsável pelo projeto, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição. De acordo com Martucci, a ideia é fruto de pesquisas sobre conectividade a partir do 5G, bem como a demanda de soluções no Hospital das Clínicas para atender a população remotamente.

Ouça a entrevista para o Jornal da USP no Ar 1° Edição na íntegra.