FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou o Programa Steam SP, uma iniciativa que, ao longo de 2021, treinou 44 professores em práticas de educação em Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), aprendizagem por projetos, e metodologia científica de orientação a estudantes em projetos investigativos.

Esses docentes orientaram 99 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da Região Metropolitana de São Paulo no desenvolvimento de projetos de ciências que foram exibidas na Mostra Virtual de Ciências Steam SP. As produções, apresentadas por meio de vídeo, pôster e resumo, podem ser acessadas a partir de hoje neste link e mostram a criatividade dos jovens por meio de seus projetos científicos que, em sua maioria, apresentam soluções para problemas de suas comunidades.

 

“Estamos orgulhosos dos resultados obtidos em um ano muito difícil para a educação brasileira, com aulas a distância e atividades presenciais parciais. Os professores e estudantes que participaram do Programa Steam SP estão de parabéns pelo esforço, dedicação e resiliência”, afirma a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora científica do programa. Ela destaca ainda que a inscrição espontânea no programa, por parte dos professores, mostra o empenho deles em buscar qualificação para melhorar o ensino público.

Confira abaixo os links das matérias sobre o Programa Steam SP e a Mostra Virtual de Ciências Steam SP:

https://jornal.usp.br/universidade/com-apoio-da-usp-mostra-virtual-apresenta-projetos-cientificos-de-escolas-publicas/

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3039517/estudantes-de-sao-bernardo-criam-site-para-combater-bullying/

https://www.otaboanense.com.br/taboao-da-serra-estudantes-da-ee-gilberto-freyre-sao-destaque-na-mostra-virtual-steam-sp/

https://www.abcdoabc.com.br/santo-andre/noticia/estudantes-santo-andre-desenvolvem-gerador-biogas-sem-co2-cantina-escola-142928

Print Friendly, PDF & Email