O Jornal da USP no Ar 1ª edição entrevistou os professores Alex Abiko, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da USP, e Fernando Marinho, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica e também do Instituto de Geociências, ambos da USP, sobre a situação de áreas de risco e problemas de moradia na Grande São Paulo, a qual, segundo dados levantados em 2020 pelo Instituto Geológico do Estado, possui 132 mil imóveis em áreas de risco alto ou muito alto para deslizamentos e enchentes.

De acordo com professor Abiko, sobre o planejamento urbano, “a gente tem que olhar o problema que se repete todos os anos, tendo vários olhares. Um deles é o planejamento urbano em si. Existe um ordenamento territorial estabelecido tanto pelo Plano Diretor quanto por leis de zoneamento. Se observamos tragédias como essas que a gente observou no mês de janeiro, significa que alguma coisa não está funcionando e que necessita ser melhorada e ser objeto de uma ação mais contundente do poder público”.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.