A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, publicou no portal Terra em 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, um artigo sobre liderança feminina e reconhecimento das mulheres na ciência.

No texto, a Secretária aborda que o reconhecimento do trabalho das mulheres cientistas é fundamental para a participação feminina igualitária na área das ciências. Segundo a Unesco, somente 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. No Brasil, elas representam 54% dos doutorandos e publicam 70% dos artigos científicos do País, embora recebam apenas 24% das bolsas de produtividade.

“Diante deste contexto, o Estado de São Paulo se orgulha de contar com uma expressiva presença de mulheres em cargos de liderança no ecossistema paulista de ciência, tecnologia e inovação. Um recorde”, comenta Patrícia Ellen no artigo. Entre as mulheres que ocupam cargos de liderança no estado, o texto cita a professora Liedi Bernucci, ex-diretora da Escola Politécnica (Poli) da USP e atual presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Leia o artigo na íntegra.