25/2/2022 – Jornal da USP.

A ex-diretora da Escola Politécnica (Poli), Liedi Legi Bariani Bernucci, tomou posse como a nova diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A cerimônia foi realizada na manhã de hoje, dia 25 de fevereiro, no auditório do IPT, e foi prestigiada pesquisadores, dirigentes e representantes de diversas instituições de pesquisa.

“Existe uma riqueza de projetos e trabalhos no IPT, com uma reunião de capacidades multidisciplinares de conhecimento sólido e experiente. Vamos estar atentos para que as ideias dos pesquisadores possam mudar os rumos de nossa economia, em parceria com os mais diversos parceiros, com especial atenção aos projetos de sustentabilidade que nos conduzam ao bem-estar e à saúde de um planeta equilibrado”, afirmou Liedi em seu discurso de posse.

A diretora-presidente também ressaltou a importância do IPT ampliar seus horizontes na área de inovação para ajudar o Brasil a alçar um patamar mais alto de desenvolvimento, oferecendo à sociedade soluções às demandas tecnológicas e de políticas públicas, colaborando para melhorar a vida da população e reduzindo a pobreza do País.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior lembrou que “o IPT nasceu dentro da Escola Politécnica e ganhou a autonomia em 1934, quando a USP foi criada. Entre tantas iniciativas do instituto, vale destacar que foram os pesquisadores do IPT que estimularam o governo a incluir na Constituição Estadual a garantia de financiamento da Fapesp, que depois foi estendido às universidades. Se hoje temos esse ecossistema de pesquisa no Estado de São Paulo, que atrai pesquisadores de todo o Brasil, nós devemos a esses antecessores”.