Com o intuito de ensinar práticas sustentáveis na Universidade, os professores Thais Mauad e Antonio Mauro Saraiva, professor da Poli, decidiram implementar uma horta comunitária na Cidade Universitária, no bairro do Butantã. O objetivo era de que o espaço fosse um desdobrado do trabalho realizado na horta que existe há nove anos na Faculdade de Medicina (FM) da USP, onde Thais atua. “Mas a ideia original se desdobrou em seis ou sete outras práticas”, conta Saraiva, mostrando o local que já conta com cerca de 80 metros quadrados de canteiros produzindo flores, frutas, ervas, legumes e verduras. A ideia originou o USP Sustentabilidade – Programa de Práticas Integradas de Sustentabilidade da USP.

A horta é localizada na área conhecida pela comunidade da USP como Núcleo de Recreação Infantil (Nuri), o atual Espaço Multiuso, que foi inaugurado em 1989 já com a vocação de “uso interdisciplinar” pelo físico e então reitor da USP, José Goldemberg. A proposta do USP Sustentabilidade é resgatar este sentido ao local e torná-lo um laboratório “aberto, prático, de experiências que envolvam cultivo sustentável, explorando a biodiversidade alimentar e que abordem práticas para uma alimentação saudável”. Para realizar o cultivo sustentável, um grupo frequenta o espaço todas as quintas-feiras para o mutirão de manutenção da horta.

Apoiado pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP, o projeto se alinha com a década de 2021-2030, declarada pela ONU como a Década da Restauração dos Ecossistemas. A intenção é combater a crise climática e melhorar a segurança alimentar, o fornecimento de água e a proteção da biodiversidade.

Leia a matéria na íntegra.