FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A fim de otimizar o caminho dos produtos e da matéria-prima ao consumidor final, grandes empresas e indústria testam e aplicam a Inteligência Artificial (IA) e o sensoriamento remoto para melhorar a cadeia de suprimentos (supply chain), rede de fornecedores de produtos e serviços para as empresas. 

Com a IA, que utiliza sistemas de dados e informações coletadas para auxílio na tomada de decisões, as empresas podem aumentar seu potencial de produtividade. Em situações adversas que afetam a cadeia logística e o fornecimento de produtos, como catástrofes e guerras, a tecnologia dinamiza e otimiza a busca por soluções e/ou alternativas imediatas. 

“Existe um mercado consumidor e existe a necessidade de ter sistemas de fornecimento de produtos aqui também”, conta Paulo Miyagi, professor de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). “A gente poderia estar melhor e temos que investir mais”, afirma Miyagi. “Como a gente vai fazer isso é uma discussão que tem sido o desafio de todos os governos”, acrescenta.

Leia a matéria do Jornal da USP na íntegra.

Print Friendly, PDF & Email